Alerta Contratações

edital contratacao

doacao imposto renda

Alerta Compras

edital compras

Formatura na EPESMEL


c

Oportunidade de qualificação

Epesmel já atendeu 30 mil adolescentes, oferecendo cursos profissionalizantes

As aulas são realizadas no contraturno escolar; muitos estudantes já são encaminhados para empresas

s


Sara da Silva Santos: conhecimento técnico e comportamento

Eles ainda são novos, a maioria tem entre 14 e 17 anos de idade, vêm de famílias carentes, mas sabem muito bem o que querem para o futuro e a importância da qualificação profissional para realizar seus sonhos. São os 700 jovens, de várias regiões de Londrina, atendidos diariamente na Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel). Pelo menos 30 mil adolescentes em situação de vulnerabilidade social já passaram pela entidade filantrópica nos 37 anos de funcionamento da escola. 

Nesta semana, haverá a formatura de 193 alunos, que fizeram cursos de qualificação profissional, nas áreas de auxiliar administrativo, confecção industrial, manutenção de microcomputadores e editoração gráfica. Sara da Silva Santos, de 17 anos, moradora do Conjunto Eucaliptos (zona leste) é um deles. Há um ano e meio, a adolescente realiza o curso de auxiliar administrativo e logo após os primeiros quatro meses conseguiu uma vaga de Menor Aprendiz na Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).
Feliz com a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, Sara destaca que tudo o que aprende na entidade procura aplicar no trabalho. "Não é só o conhecimento técnico, aprendemos também a nos comportarmos neste ambiente novo, como se relacionar com colegas e supervisores do trabalho e como aproveitar, ao máximo, esse período de experiência", explica.
Além de Sara, outros dois filhos do reciclador Carlos Roberto dos Santos estudam na entidade, uma garota de 16 anos e um menino de 11. E duas filhas adultas também se formaram na Epesmel e conseguiram emprego em empresas de Londrina, onde atuam até hoje.

Orgulhoso do interesse dos filhos pelo trabalho, Santos revela que não teria condições financeiras de proporcionar a qualificação dos adolescentes. "O que eles desenvolvem é muito importante para as famílias pobres como a nossa. Eu não teria como dar tudo isso para eles", diz. "A Epesmel possibilitou que eles pudessem sonhar com uma vida melhor e realizar."

rRafael Bernardo: "Meu sonho é continuar estudando e trabalhando".

A formatura no curso de auxiliar administrativo para Rafael Bernardo, de 16, acontecerá somente no final do ano, mas o menino já comenta empolgado sobre a possibilidade de ser efetivado na Unimed, onde também atua como Menor Aprendiz.
Rafael conheceu a Epesmel por meio dos amigos no ano passado e conversou com os pais. "Eles me deram todo o apoio e resolvi tentar. Deu certo; a Epesmel serviu como uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Mas não vou parar por aqui, meu sonho é continuar estudando e trabalhando e quem sabe até cursar Teologia."
Visibilidade
De acordo com a pedagoga de qualificação profissional da entidade, Carolina Lino, as aulas são realizadas três vezes por semana, duram cerca de quatro horas e são realizadas no contraturno escolar. Tudo é gratuito. A duração dos cursos de auxiliar administrativo, manutenção de microcomputadores e editoração gráfica é de um ano e meio, já o curso de confecção industrial tem duração de um ano.
"Aqui, eles têm um oportunidade para crescer, tornam-se protagonistas de suas próprias histórias e percebem que podem contribuir com a sociedade. Muitos desses alunos talvez tivessem dificuldade para ingressar no mercado de trabalho por falta de preparo, mas aqui eles são capacitados e encaminhados por nós. Isso dá uma visibilidade muito maior para contratação", ressalta Carolina.
A formatura dos 193 alunos dos cursos profissionalizantes será realizada na sexta-feira, dia 12, às 19 horas, na sede da Epesmel. O evento é aberto à comunidade.

 

Fonte:  http://www.folhaweb.com.br/? =2-1--1389-20130711

Fernanda Carreira- Folhaweb (reportagem local)

EPESMEL Redes Sociais

Localização

Mapa Localização EPESMEL

R. Angelina Ricci Vezozzo, 85, Pq. IndústriaS Leves, Londrina.

FONE: 3325-4128 - EMAIL: epesmel@epesmel.com.br

Newsletter EPESMEL

Você está aqui: Home Educação Social Profissionalização Formatura na EPESMEL